Conexões Ecumênicas celebra 60 anos do CMI

Márcia Evangelista

No dia 20 de setembro, na Igreja Presbiteriana da Praia de Botafogo, às 15h, “Conexões Ecumênicas” vai celebrar os 60 anos do nascimento do Conselho Mundial de Igrejas – CMI. Como parte da programação será realizado um culto ecumênico com a presença, entre outros celebrantes, do Pastor João Valença, da Igreja Presbiteriana da Praia; e de Dom Filadélfo de Oliveira, da Diocese Anglicana do Rio de Janeiro.

A promoção do evento é de Conexões Ecumênicas, com o apoio de KOINONIA, PROFEC, CEBI, CESE, IPU, IPI, IEAB, IP – Praia.

Lançamento do livro “Ecumenismo e Diálogo Religioso”

Na mesma ocasião será lançado no Rio de Janeiro o livro Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso – A arte do possível, editado pela Editora Santuário, com tarde de autógrafos dos autores, Rev. Zwinglio Mota Dias e Faustino Teixeira.

O livro trata de um tema fundamental para o século XXI: a possibilidade do diálogo entre igrejas diferentes e entre culturas e tradições religiosas diversas, que vivenciam diferentes formas de crer e de compreender o mundo, o ser humano e Deus.

60 anos do CMI

Em 2008, os membros do Conselho Mundial de Igrejas (CMI) celebram o 60º aniversário de sua promessa: Estamos decididos a permanecer juntos. Desde sua fundação em 1948, o CMI tem sido o instrumento primordial das igrejas na promoção e na busca da unidade cristã. O CMI reúne hoje 349 igrejas e denominações em mais de 110 países e territórios de todo o mundo. Fazem parte do Conselho as Igrejas católicas, protestantes históricas, anglicanas, batistas, luteranas, metodistas, reformadas, a maioria das Igrejas ortodoxas e diversas Igrejas independentes. Atualmente o CMI apóia ações de abertura ao diálogo inter-religioso.

A comemoração pelos 60 anos do CMI envolve grupos e pessoas do movimento ecumênico nacional, preocupadas em manter vivo o processo do diálogo inter-religioso. Para isso estão sendo organizados, além da celebração no Rio de Janeiro, encontros em outros estados. No Rio Grande do Sul, a comemoração será no dia 29 de setembro, com promoção do Conic – Conselho Nacional de Igrejas Cristãs/RS; e no dia 20 de outubro será a vez da Bahia, com promoção da Cese – Coordenadoria Ecumênica de Serviço e da Comunidade dos Saletinos em Pernambués.

Conexões Ecumênicas

O movimento ecumênico tem sido construído por pessoas que se encontram e se abrem ao encontro do outro, da outra, do diferente. Dessa partilha nasceu “Conexões Ecumênicas”, encontros que reúnem grupos e pessoas para a troca de experiências. A visão do ecumenismo, para esses grupos inclui a busca da unidade de todos que lutam por Justiça, Paz e Integridade da Criação, de todos que têm fé; de todas as pessoas que têm fé cristã.

Celebração 60 anos do CMI

Local: Igreja Presbiteriana da Praia de Botafogo – Praia de Botafogo, 430.

Data: 20 de setembro

Horário: 15h

Mais informações:

Pastor Eduardo Dutra – Tel: (21) 3042-6445

E-mail: edf@koinonia.org.br / edurev2@yahoo.com.br / atilio@koinonia.org.br

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.