Coalizão Ecumênica no FSM

Helena Costa

Fotos: Claudio Becker, CECA – Centro Ecumênico de Evangelização, Capacitação e Assessoria.

Uma celebração inter-religiosa deu início aos trabalhos da Coalizão Ecumênica no Fórum Social Mundial. Realizado no dia 27, o ato reuniu  religiosos de muitas tradições, que ao final uniram-se ao encontro da grande marcha de abertura do Fórum, denominada “Da África para Amazônia” (alusão à edição anterior do Fórum, realizada no Quênia). O “encontro” foi descrito por Francisco de Assis da Silva, Secretário Geral da IEAB, como “algo bem amazônico, como um afluente que entra no rio principal e dá-lhe cor e sabor para continuar o seu caminho até o grande mar”.

No dia 28 a Tenda da Coalizão destacou-se por realizar um ato em memória dos auditores fiscais mortos ao em Unaí, Minas Gerais, ao investigar denúncia de trabalho escravo. Cinco anos após o crime os nove acusados permanecem livres e impunes.

A Coalizão Ecumênica é uma iniciativa internacional, articulada por entidades pelo Fórum Ecumênico Sul-americano, e agrega organismos ecumênicos em torno da defesa dos direitos humanos. Segundo Rafael Soares, secretário executivo de KOINONIA, a presença ecumênica nesta FSM é bastante significativa, além do apoio financeiro de organismos ecumênicos, que viabilizaram a realização de grande parte das atividades.

O Fórum Ecumênico Sul-americano congrega organizações ecumênicas, igrejas, conselhos de igrejas e agências de diaconia e desenvolvimento que atuam no cenário ecumênico latino-americano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.