CNBB apoia diagnóstico precoce para Aids e Sífilis

Márcia Evangelista

Campanha do diagnóstico precoce em Porto Alegre

Desde 1980, foram detectados 474.000 casos de Aids. Cerca de 250 mil brasileiros convivem com HIV sem saber, pois nunca fizeram o teste da aids. 60% da população nunca se testou. A maioria dos casos é detectada depois que a doença já se manifestou, o que dificulta o tratamento e ocasiona a morte de muitos pacientes.

Em vista disso, o Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais desenvolve a campanha “Fique Sabendo”, que procura estimular o teste precoce do HIV. A CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – aderiu à campanha para colaborar no enfrentamento da epidemia. Trata-se de uma iniciativa inédita que associa o Ministério da Saúde e a Igreja do Brasil no campo do HIV.

A campanha acontece em cinco cidades brasileiras, como experiência-piloto. Uma das cidades escolhidas é Porto Alegre.

O lançamento da campanha na capital gaúcha acontece no dia 10 de novembro, às 17h, no Terraço do Mercado Público. O arcebispo metropolitano, Dom Dadeus Grings, o diretor do Departamento de Ações em Saúde, Sr. Francisco Bastos, o secretário municipal de saúde Sr. Eliseu Santos, além de representante do Departamento de DST e Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde marcam presença juntamente com lideranças das pastorais, organizações da sociedade civil e profissionais de saúde.

A igreja, através dos agentes das Pastorais da Criança, da Saúde e da Aids, realiza o trabalho de divulgação e incentivo para que as pessoas procurem o serviço de saúde e realizem o teste da Aids e da Sífilis. Para isso, os agentes contam com material de divulgação: cartazes, folhetos e spots de rádio.

Os testes são oferecidos em Porto Alegre nos seguintes locais: CTA – Centro de Testagem e Aconselhamento Caio Fernando Abreu (Av. Bento Gonçalves, 3722), Dermatologia Sanitária (Av. João pessoa, 1327) PAM 3 ( Rua Manoel Lobato,151).

Frei Luiz Carlos Lunardi

Assessor Pastoral da Aids – CNBB

Fone 51 33466405 – 51 92719143

Frei José Bernardi

Sec. executivo Pastoral da Aids- CNBB

Fone 51 33466405 – 51 91565248

 

Com informações da Pastoral da Aids – CNBB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.