CLAI comemora 33 anos de caminhada ecumênica

Carolina Maciel

 

 
O Conselho Latino Americano de Igrejas – Clai comemora 33 anos de existência.  Várias igrejas pelo Brasil terão como sugestão da liturgia no domingo o tema: Para que todos sejam um, Pai, como tu estás em mim e eu em ti. Que eles também estejam em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.
 

Este versículo foi escolhido por lideranças cristãs reunidas na cidade mexicana de Oaxtepec, em setembro de 1978, marco inicial da criação do Conselho Latino Americano de Igrejas (Clai). Representantes de igrejas de todas as partes da América Latina se reuniram para a fundação do conselho. O contexto daquela época necessitava de uma organização que unisse as igrejas latino-americanas para ampliarem o testemunho cristão no continente. Vale lembrar que o contexto sociopolítico latino-americano naquela época era marcado pela presença das ditaduras e pela ausência de liberdade de expressão.
 
O conselho hoje é composto por 178 membros, entre igrejas e organizações ecumênicas em 20 países da América Latina e Caribe e atua por meio de seis programas de atuação: Fé, Economia e Sociedade, Pastoral Indígena e Negritude, Pastoral juvenil e cultura de paz, Pastoral de Mulheres e Justiça de Gênero, Pastoral de Unidade Missão e Evangelização, programa de Saúde. Além disso, possui cinco secretarias regionais de trabalho: Região Andina, Região Brasil, Caribe e Gran Colômbia e Rio da Prata.
 
 
Face ao tamanho geográfico e a diversidade cultural de seu povo, o Brasil é o único país que constitui por si mesmo uma região na estrutura organizacional do Clai. A Secretaria Regional no Brasil está localizada na cidade de São Paulo e que está sob a responsabilidade do secretário executivo Darli Alves.
 
A Secretaria Regional no Brasil, portanto, coordena uma equipe de pessoas aprovadas pelas respectivas igrejas que atuam voluntariamente em diferentes níveis, seja na coordenação regional dos diferentes programas, seja na administração e na definição de políticas de atuação.
 
Muitas são as contribuições ao longo dos anos em diversas frentes que o Clai participa e contribui para a promoção da unidade cristã, o movimento ecumênico e a transformação social dos povos latino-americanos.
 
Neste domingo (25/09), várias igrejas espalhadas pelo Brasil estarão em comunhão para celebrar e agradecer a Deus pela existência e a caminhada do Clai ao longo destes 33 anos.
 
Saiba mais sobre a atuação do Clai no Brasil no endereço www.claibrasil.org.br (Brasil) e também www.claiweb.org (Continental).
 
 
 
Com informações Darli Alves, Secretário Executivo do Conselho Latino Americano de Igrejas – Clai

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.