CESE promove a 10ª Campanha Primavera Para a Vida

Márcia Evangelista

Cuidar da nossa Casa Comum, a Terra

A primavera chegou e com ela a Campanha Primavera para a Vida, promovida pela Coordenadoria Ecumênica de Serviço – CESE.

A cada ano a Campanha convida as comunidades para que desenvolvam ações e debatam um tema de grande relevância. Neste ano o tema escolhido foi o tema da Justiça Ambiental e a proposta é que as comunidades se dediquem ao debate sobre as causas e as graves conseqüências das mudanças climáticas e a necessidade de nos educarmos para garantir a vida da nossa casa comum, o Planeta Terra.

A CESE e a Campanha Primavera pela Vida querem contribuir para o enfrentamento, de forma engajada e criativa, do desafio de modificar padrões de comportamento e consumo, bem como exigir políticas públicas que garantam justiça social e sustentabilidade ambiental.

 

“Igrejas assumem cada vez mais seu papel diante do desafio do Meio Ambiente, com Justiça Social”, diz Ester Lisboa, da CESE e KOINONIA Presença Ecumênica e Serviço.

Em entrevista ao jornalista Dermi Azevedo, da IEAB, a assistente social Ester Lisboa, uma das coordenadoras dessa jornada junto a CESE e Assessora do Programa Saúde e Direitos de KOINONIA Presença Ecumênica e Serviço, destaca a crescente conscientização das igrejas e dos cristãos brasileiros, diante da integralidade dessa luta, da qual depende a sobrevivência da própria humanidade.

O que incluirá o lançamento da CPPV?

Incluirá a participação de líderes das igrejas cristãs brasileiras, comprometidas com a dimensão ecumênica da ação pastoral; um diálogo – palestra do teólogo Leonardo Boff, debates para a definição das perspectivas do engajamento ecumênico desse campo, além de um jantar de confraternização para 250 convidados.

É o décimo primeiro ano em que se realiza a campanha mas é a também a primeira vez que ela é lançada fora da sede da CESE na Bahia, São Paulo foi escolhida para o lançamento pela sua importância estratégica. Dessa iniciativa deverão surgir muitas outras patrocinadas pelas igrejas membros da CESE e por outros parceiros, nessa mesma direção.

Em termos práticos o que visa a campanha?

A campanha visa não apenas conscientizar as comunidades eclesiais para a importância e urgência do tema como também mobilizar recursos financeiros que ajudem a CESE e a suas igrejas membros a darem uma resposta cada vez mais positiva à causa da justiça social como desenvolvimento humano e sustentável, por meio dos projetos executados ou em fase de implementação. O tema do lançamento e da própria campanha

Qual a dinâmica própria das campanhas da CESE?

As campanhas da CESE mobilizam não apenas os agentes financiadores do exterior, mas também e principalmente os movimentos sociais, as entidades de direitos humanos e a opinião pública das próprias igrejas. A CESE não executa projetos ela financia projetos.

O que vem caracterizando o avanço do movimento ecumênico brasileiro em torno dessas questões socioambientais?

Trata-se de uma campanha ecumênica porque além de incluir um diálogo religioso, traduz-se também em ações concretas e transformadoras. Um dos métodos de trabalho adotados pela CESE é o reconhecimento das diferenças entre os atores do processo e portanto, fortalecer todo esse trabalho. Se ecumênico no Brasil hoje é trabalhar de forma cooperativa em projetos de interesse comum.

O que mais caracteriza a ação da “Campanha Primavera Para a Vida”?

O propósito único é o de fortalecer as relações ecumênicas com base na dimensão profética da justiça social. Ou seja, fortalecer o trabalho comum com o respeito Às diferenças e a identidade de cada denominação de cada entidade participante.

E o que a opinião publica deveria debater e aprofundar?

Trata-se de entender a estreita relação entre os valores religiosos e a linha da justiça social em todos os níveis, a começar pelo ambiental.

 

Programação de lançamento da Campanha em São Paulo

Oficina sobre o tema “Justiça Ambiental”, com o teólogo e filósofo Leonardo Boff

Leonardo Boff é autor de mais de 60 livros nas áreas de Teologia, Ecologia, Espiritualidade, Filosofia, Antropologia e Mística. A maioria de sua obra está traduzida nos principais idiomas modernos. Em 2001 foi agraciado com o prêmio nobel alternativo em Estocolmo (Right Livelihood Award).

Data: 24 de setembro (sexta-feira)

Horário: 19:00 horas

Local: Paróquia Santíssima Trindade – Rua Olavo Bilac, 63- Campos Elíseos – São Paulo/SP

Informações: 3667-9570 com Ester ou Larissa

Jantar beneficente, com recursos revertidos para apoio a projetos da CESE.

O Jantar será realizado logo após a oficina com Leonardo Boff e os ingressos custarão R$ 15,00.

Informações: Aquisição dos convites pelo telefone: 3667-9570

 

Celebração de Lançamento Nacional da Campanha Primavera para a Vida

A Celebração congregará igrejas e organizações parceiras da CESE, que partilharão suas iniciativas para uma sociedade sustentável.  A celebração contará com uma especial participação das crianças!

Data: 25 de setembro (sábado)

Horário: 10:00 horas

Local: Paróquia Santíssima Trindade, 63- Campos Elíseos – São Paulo

Informações: 3667-9570 com Ester ou Larissa

 

Como participar da Campanha?

As comunidades podem desenvolver várias atividades com esta temática, ajudando também a tornar a CESE e o seu trabalho mais conhecidos. Podem ser realizados:

Cultos e celebrações com a temática ambiental;

Palestras, oficinas e grupos de estudo para aprofundamento do tema da Justiça Ambiental, convidando representantes de Igrejas, movimentos sociais ou entidades ambientalistas;

Feiras e apresentações artísticas ou outros eventos culturais, arrecadando recursos para apoiar o serviço de Projetos da CESE;

Cafés da manhã, quermesses e rifas com renda revertida para o Serviço de Projetos da CESE.

O que é a CESE?

Criada em 1973, a CESE já apoiou com recursos técnicos e financeiros, quase 10.000 iniciativas populares em todo o Brasil, melhorando a qualidade de vida de mais de oito milhões de pessoas.  Entidade com caráter ecumênico, a CESE é constituída por cinco igrejas: Católica Apostólica Romana, Episcopal Anglicana do Brasil, Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Presbiteriana Independente do Brasil e Presbiteriana Unida do Brasil.  A CESE apóia iniciativas nas áreas de direitos humanos, meio ambiente, desenvolvimento econômico, saúde popular, comunicação e cultura.

Quem são as pessoas beneficiadas pela CESE?

Os projetos apoiados pela CESE priorizam as pessoas que se encontram abaixo da linha da pobreza.  São pequenos agricultores, extrativistas, trabalhadores sem terra, povos indígenas, quilombolas, comunidades tradicionais, moradores de rua, sem teto, moradores de periferias, desempregados, catadores de material reciclável. Mais de 60 % dos beneficiários são mulheres.  Crianças, adolescentes e jovens em situação de risco merecem especial atenção pó parte da CESE, bem como a população negra.

Informações:

http://trindade.org/drupal/node/857

www.cese.org.br

 

Com informações da Coordenadoria Executiva da CESE e Paróquia Santíssima Trindade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.