Centenário de D. Hélder Câmara

Helena Costa

O dia 7 de fevereiro de 2009 marca o centenário de nascimento de D. Hélder Câmara, arcebispo católico, uma daquelas figuras sobre as quais por mais que se diga, haverá sempre muito a ser dito. Nas palavras de Zwinglio Dias, assessor de KOINONIA, “em sua luta contra a Ditadura  em defesa da Democracia, dos pobres e dos perseguidos, D. Hélder despontou com um dos epicentros de uma nova Igreja Cristã a partir da América Latina”.

Destacamos em nosso mural a celebração apoiada pela Cese – Coordenadoria Ecumênica de Serviço. Mas as homenagens espalham-se por todo o País – e também pelo mundo. Se é possível medir a importância de um homem pelas manifestações de apreço à sua memória, vê-se que D. Hélder foi realmente uma figura ímpar.

Eventos estão programados na Alemanha, França, Canadá . No dia 6 está prevista uma sessão solene no plenário da Câmara dos Deputados, além das inúmeras sessões nas câmaras municipais e assembléias legislativas brasileiras. No dia 7, a Empresa Brasileira de correios e telégrafos lança selo comemorativo na Igreja das Fronteiras, onde o religioso viveu. Está programada uma celebração a ser ministrada pelo presidente da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos, que Hélder ajudou a fundar.

Na próxima edição da revista TEMPO E PRESENÇA Digital, a ser lançada ainda neste mês de fevereiro, a Página de KOINONIA será dedicada a D. Hélder. Além disso, a seção Memória trará o alentado artigo-depoimento do historiador Eduardo Hoonert, publicado em 2004, que relembra várias passagens da vida de D. Hélder e da convivência entre ambos.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.