CECA e CEBI promovem lançamentos de livro e Portal no Sul

Márcia Evangelista

No próximo dia 27 de outubro, às 19 horas, será realizado no salão paroquial da Paróquia Trindade da Igreja Episcopal Anglicana, em São Leopoldo (RS), os lançamentos do livro “Os vários rostos do Fundamentalismo” e do primeiro Portal Ecumênico que tem como ênfase a América Latina e o Caribe.

O lançamento tem promoção do CECA e do CEBI, com apoio da CESE e de KOINONIA.

Os vários rostos do Fundamentalismo

Com a organização de Zwinglio M. Dias, o livro “Os vários rostos do Fundamentalismo” reúne as reflexões desenvolvidas por ocasião da realização do Seminário Fundamentalismo Hoje, promovido pelo Fórum Ecumênico Brasil (FE-BRASIL) e organizado pela Associação de Seminários Teológicos do Brasil (ASTE), pela Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE) e por Koinonia – Presença Ecumênica e Serviço, em agosto de 2008, na cidade de São Paulo.

A publicação das palestras e dos resultados da discussão, na forma de livro, visa oferecer subsídios para o tratamento e a possível superação das posturas de intransigência e intolerância que o Fundamentalismo propicia.

Portal Ecumênico América Latina e Caribe

O evento marca o lançamento do primeiro Portal Ecumênico que tem como ênfase a América Latina e o Caribe, no Rio Grande do Sul.

O Portal Ecumênico pretende funcionar como ferramenta essencial para as instituições de pesquisa, organizações ecumênicas, centros de informação e documentação, bibliotecas, pesquisadores, membros de igrejas e estudantes. Ele também foi pensado com o intuito de facilitar o acesso das bases das igrejas e de moradores de comunidades pobres nas periferias do continente, que apenas têm acesso à internet via “lan-houses” e outros meios populares de acesso e que necessitam de uma informação mais ágil.

O público alvo do Portal Ecumênico divide-se basicamente em três categorias:

– Primeiro grupo (grupo principal): membros de igrejas, comunidade de base das igrejas, movimento ecumênico e instituições ecumênicas.

– Segundo grupo (acadêmicos): estudantes, pesquisadores e universidades.

– Terceiro grupo: qualquer pessoa e/ou instituição interessado (a) no tema.

Objetivos principais do Portal Ecumênico:

– Ser referência na temática do ecumenismo.

– Ser considerado o maior portal da América latina sobre o tema.

– Oferecer informação, orientação, suporte e interatividade sobre o tema ecumenismo na América Latina.

Os recursos oferecidos pelo portal permitirão o acesso à referência de livros, documentos impressos e/ou digitais, periódicos, arquivos iconográficos, sites, blogs, notícias, vídeos e um vasto leque de conteúdo de apoio para uma pesquisa minuciosa e precisa. Para isso, o Portal disponibiliza conteúdo atualizado com uma narrativa clara e objetiva, descrevendo a origem, a história, o momento atual e as projeções do ecumenismo.

Para facilitar o acesso, o Portal Ecumênico está disponível em três idiomas: Português, Inglês e Espanhol.

Serviços e conteúdos oferecidos:

– Notícias: notícias das instituições ecumênicas

– Eventos: eventos divulgados pelas instituições ecumênicas

– Cursos: Divulgação de cursos promovidos por Instituições e Organismos ecumênicos da América Latina e Caribe, com a temática ecumenismo.

– Instituições ecumênicas: Divulgação das Instituições e Organismos Ecumênicos da América Latina e Caribe, com suas principais atividades e contatos.

– Bibliotecas: Facilitar o acesso à Bibliotecas e Centros de Documentação de Instituições e Organismos Ecumênicos e de Faculdades de Teologia da América Latina e Caribe.

O Portal Ecumênico é um projeto financiado pela Christian Aid e tem como parceiros:

ALC, CEBI, CECA, Centro Martin Luther King Jr, CESE, CESEP, CIPAE, CLAI, CREAS, FASIC, GTME, IEAB, KOINONIA Presença Ecumênica e Serviço, PROFEC, REJU e UNIPOP.

Para acessar o portal: www.portalecumenico.net

SERVIÇO:

Data: 27 de outubro, 19h

Local: Paróquia Trindade da Igreja Episcopal Anglicana – Rua Independência, 970, Centro, São Leopoldo/RS

Contatos: cecacomunicacao@terra.com.br

 

Com informações do CECA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.