Capacitação para jovens

Manoela Vianna

Refletir sobre a identidade da e do jovem rural e capacitar os jovens sobre seus direitos foram alguns dos motivos que levaram a equipe do Programa Trabalhadores Rurais e Direitos ao Assentamento Celso Daniel, em Macaé (RJ). Participaram 45 jovens, de 12 a 32 anos, de assentamentos e acampamentos da região organizados pela Fetag-RJ (Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado do Rio de Janeiro).

Durante a oficina, os jovens discutiram em plenária e realizaram trabalhos de grupo sobre diversos temas ligados à cidadania e valorização da identidade da juventude rural. A importância do voto e a função de prefeitos e vereadores também foram discutidas.

Segundo Maria Priscila Lisa das Chagas, assistente do Programa TRD, uma oficina como essa estimula os jovens a reconhecerem seus direitos. A partir desse reconhecimento,   eles podem lutar para assegurá-los com uma mobilização autônoma.

Sobre essa necessidade de mobilização afirmou em uma das atividades propostas a participante de 12 anos, Patrini Gomes Amaral: “Devemos sempre tentar melhorar o que está errado, como a falta de transporte, a falta de melhorias para os jovens. Vamos lutar pelo o que é nosso.”

O Assentamento Celso Daniel foi criado em 2005 e é formado por 188 famílias que sofrem com a falta de melhorias de infra-estrutura no local, que só poderão ser implementadas com a concessão de uma licença ambiental. De acordo com os moradores, o Incra se comprometeu em licenciar a área junto ao Ibama no mês de agosto. Enquanto isso os moradores cultivam tomate e alface comercializados apenas nas feiras da região.

O Programa TRD realizou a oficina a convite da Fetag e dos assentamentos e acampamentos da região. O trabalho terá continuidade com uma nova oficina de formação que será realizada durante dois dias e aprofundará os mesmos temas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.