Candomblé – Diálogos Fraternos para superar a intolerância religiosa

Manoela Vianna

Será lançado, no dia 25 de agosto, em Salvador, o livro Candomblé – Diálogos Fraternos para Superar a Intolerância Religiosa – edição revista e ampliada. A publicação é fruto dos encontros de Comunidades de Terreiros promovidos por KOINONIA por meio do Programa Egbé Territórios Negros. Os temas sistematizados em capítulos começaram a ser discutidos em 1999 e para cada um houve pelo menos duas reuniões. O resultado são textos curtos com a autoria de representantes de mais de cem Casas de Candomblé e com a organização de Rafael Soares de Oliveira, secretário executivo de KOINONIA e assessor do Programa Egbé Territórios Negros. O evento de lançamento contará com a presença dos autores.

Sobre o livro:

Candomblé – Diálogos Fraternos para Superar a Intolerância Religiosa é a continuidade de um consenso inédito entre Casas de Candomblé que serve como um protesto vivo contra a intolerância religiosa. Cada Terreiro participante desses debates empenhou-se em contribuir para a confirmação dos princípios comuns a todos, mantendo-se o respeito às diferentes práticas, sem abandonar suas convicções religiosas. “A publicação defende o equilíbrio e o respeito entre as religiões, segundo a razão de que o ecumenismo verdadeiro há de decorrer apenas da obediência ao direito legal, às regras de convivência social e da fraternidade a que toda religião, afinal, deve aspirar.”

Nessa edição revista e ampliada foram acrescentados os capítulos: “sacrifício ou Sacrifício?” e “Feitiço” que apresentam respectivamente os sentidos das palavras sacrifício e feitiço para o Candomblé e para aqueles que não pertencem a essa religião comumente associados a idéias pejorativas e preconceituosas. O último capítulo inédito dessa edição trata das ações do Programa Egbé Territórios Negros de KOINONIA, criado em 1994 como resposta às desigualdades que atingem a população negra brasileira.

Muito já foi escrito sobre o Candomblé na tentativa de construir uma compreensão desse universo rico e particular. Em geral, todos afirmam que não é possível propor uma uniformidade para o conjunto do Candomblé. Candomblé – Diálogos Fraternos para Superar a Intolerância Religiosa deve ser visto como um trabalho do Candomblé sobre o Candomblé, resultado do diálogo de que participaram terreiros de nações diferentes.

Candomblé – Diálogos Fraternos para Superar a Intolerância Religiosa – edição revista e ampliada

Editado por KOINONIA Presença Ecumênica e Serviço, 108 páginas.

Preço no dia do lançamento: R$ 6,00.

Preço de capa: R$ 10,00.

Lançamento:

Data: 25 de agosto de 2007

Horário: 16h

Endereço: Casa D’Itália. Av. Sete de Setembro, 1238, Campo Grande. Salvador, BA.

Saiba mais sobre a primeira edição da publicação visitando a seção Livros do site.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.