Campanha: O Amor Lança Fora Todo o Medo

Clarisse Braga com edição de Manoela Vianna

Como resposta às ondas de violência cometidas sob o véu da discriminação, KOINONIA Presença Ecumênica e Serviço criou a Campanha “O amor lança fora todo o medo” contra todas as formas de intolerâncias. O lançamento acontece no dia 1 de dezembro, Dia Mundial de Luta Contra Aids, na estação República do metrô de São Paulo. 

A campanha busca alertar as pessoas contra qualquer tipo de intolerância e, principalmente, é uma ação contra a homofobia. Pretende-se também promover a defesa dos direitos humanos, a redução dos índices de discriminação, a equidade de gênero;  a adesão ao tratamento ambulatorial e ao teste de HIV.

“O amor lança fora todo medo” é uma campanha oral. Nenhum material impresso será distribuído, firmando o compromisso de KOINONIA com o meio ambiente. Todas as informações serão transmitidas pelos agentes da Campanha e através dos curtas, “Igual à você,” vídeos produzidos pela  Unaids. 

A idéia da campanha surgiu com a participação de religiosos na Parada Gay de 2011, em São Paulo, pela primeira vez.  Amor lança fora todo medo foi o lema do grupo, durante a parada.  A presença significou a adesão de uma frente religiosa na luta pela defesa de direitos e pela superação da homofobia. Com o sucesso dessa iniciativa, repercutida em diferentes mídias, KOINONIA decidiu lançar a campanha nacionalmente.    

Sabemos que a homofobia tem raízes profundas na nossa cultura e está presente em todas as camadas sociais e em todas as instituições. A disseminação do preconceito e do estigma contra pessoas cuja orientação sexual não coincide com os padrões estabelecidos pela nossa cultura, baseada em valores patriarcais, faz parte das relações sociais. Por outro lado, felizmente, hoje, questões relacionadas aos direitos sexuais estão entre os temas que mais polarizam as rodas de conversa, as universidades e outras instituições nas lutas pela defesa de direitos e pela superação da homofobia.
 
Certamente, há ainda um longo caminho a ser percorrido, entretanto, muitos passos já foram dados e o compromisso de KOINONIA é o de contribuir para que essa caminhada já iniciada se acelere, e que as fileiras de seus caminhantes se tornem cada vez maiores e se transformem em um caudaloso rio de esperança, por onde o amor e a justiça possam navegar serenamente.
 
Lançamento da campanha O Amor Lança Fora todo o Medo
Quando: 1 de dezembro, 8 às 14h
Onde: Estação República do metrô de São Paulo.
 
Leia mais em: 
 
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.