Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres

Márcia Evangelista

A campanha mundial, realizada em 130 países, tem a finalidade de combater a violência contra as mulheres e fortalecer sua auto-estima. A idéia é fazer um chamamento à sociedade pela adesão à causa, mostrando que é preciso ter forças para quebrar o silêncio, denunciar a violência contra as mulheres em todo o mundo e evidenciar que esta é uma violação aos direitos humanos.

No Brasil, a Campanha começa mais cedo, no Dia Nacional da Consciência Negra, 20 de novembro. E reforça também a Lei Maria da Penha, sancionada em 7 de agosto de 2006. Uma lei de combate à violência doméstica e de gênero – que prevê punições mais rigorosas para as agressões, garante direitos de proteção às mulheres vitimadas, cria importante instrumento na luta das mulheres, dando margem a novas discussões sobre o tema.

No Congresso, a abertura da Campanha aconteceu em 22 de novembro, no hall da Taquigrafia. Até o dia 10 de dezembro, quem passar pela Câmara (Espaço Mário Covas) pode conferir a exposição fotográfica Retratos de Mulher. A exposição retrata os 16 segmentos abordados na Campanha deste ano: lésbicas, meninas, jovens, negras, trabalhadoras urbanas, trabalhadoras rurais, trabalhadoras domésticas, portadoras de deficiência, mulheres na política, mulheres encarceradas, portadoras do vírus HIV, prostitutas, indígenas, idosas, donas de casa e migrantes. A intenção é reforçar a idéia de que o combate à violência contra as mulheres deve estar presente no cotidiano de todas as pessoas, independente de idade, classe, etnia, preferência sexual. É uma convocação à sociedade para assumir essa luta.

Os dezesseis dias da Campanha (de 25/11 a 10/12) foram escolhidos porque durante esse período existem quatro datas significativas na luta pela erradicação da violência contra as mulheres e garantia dos direitos humanos:

– 25 de novembro – Dia Internacional da Não-Violência contra as Mulheres

– 01 de dezembro – Dia Mundial de Combate à Aids

– 06 de dezembro – Massacre de Mulheres de Montreal (Canadá)

– 10 de dezembro – Dia Internacional dos Direitos Humanos

Clique aqui e acesse o PACTO NACIONAL PELO ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

 

Fonte: Portal Violência Contra a Mulher – www.violenciamulher.org.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.