Boletim Drogas e Violência no Campo nº 13

Márcia Evangelista

Caro leitor e cara leitora

Oferecemos no atual número do boletim Drogas e Violência no Campo três artigos. O primeiro constitui-se em uma reflexão antropológica de Denis Petuco sobre o estranhamento ao reconhecimento do outro e na constatação humana entre o militante, o pesquisador, o cuidador e o outro, o “cuidado”.

O segundo artigo é a primeira parte da monografia produzida por Ana Cristina de Sá, que nos traz uma análise sobre o desenvolvimento rural e a economia da cannabis na região do Polígono da Maconha. A autora nos propõe observar a realidade vivida pelos pequenos agricultores na região e as alternativas de sobrevivência destes.

O terceiro artigo chama-se La culture du Cannabis au Maroc, produzido durante o Congress Mondial Amazig. O documento reflete sobre a política de substituição do cultivo de cannabis para cultivo lícito, sobre a percepção da maconha como patrimônio cultural da Cultura Marroquina; e sobre a necessidade de diálogo entre os agricultores e governo sobre essa questão.

Na seção ‘Eventos’ divulgamos a realização de conferências e congressos nacionais e internacionais sobre a temática das drogas. Por fim, a seção ‘Notícias’ traz algumas informações sobre a erradicação e sobre os conflitos no campo, gerados pela produção de drogas qualificadas como ilícitas, e ainda notícias da produção de biocombustíveis e os conflitos no campo.

Clique aqui para ler o boletim https://www.koinonia.org.br/bdv/default.asp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.