Bento no Brasil – nova TP

Manoela Vianna

Acaba de ser lançada a quarta edição da Tempo e Presença Digital. Esse número tem como tema a visita do Papa ao Brasil interpretada por diversos pontos de vistas por meio dos artigos: A visita do papa bento XVI ao Brasil: um olhar pentecostal, Elienai de Oliveira Carvalho Castellano; A visita do papa Ratzinger ao Brasil: demarcando fronteiras, Faustino Teixeira; Um véu de integrismo e fundamentalismo ameaça o mundo pluralista de hoje, Luiz Alberto Gómez de Souza .

Leia um trecho do editorial:

Esta edição recolhe algumas reflexões acerca da visita do Papa Bento XVI ao Brasil. Três analistas católicos, dentre eles uma mulher, e uma observadora pentecostal oferecem, de diferentes ângulos, elementos significativos para uma avaliação consistente e realista dos propósitos político-eclesiológicos revelados por esta visita do primeiro Papa eleito neste século a, até aqui considerada, a maior nação católica do planeta.

Em contradição com esse lugar comum que povoa nosso imaginário social, alguns comentaristas que acompanharam a trajetória do Papa (restrita, aliás, ao Estado de São Paulo) destacaram o fato (novo) de o Brasil ter deixado de ser a maior nação católica do mundo para transformar-se na maior nação do mundo católico. Diferença sutil apenas na aparência, dando até impressão de um mero jogo de palavras. Trata-se, no entanto, de uma nova realidade revelada pela perda continuada de adeptos do Catolicismo Romano para outras agremiações religiosas , especialmente aquelas do chamado “universo pentecostal”.

Sem o carisma midiático criado e exercitado por seu antecessor e estribado numa visão de mundo e uma concepção de igreja que não mais respondem às condições da experiência humana hodierna, a visita de Bento XVI, morna e apenas simpática, convenceu e alegrou seus pares, mas não provocou impacto nem reacendeu as esperanças de se ver, sob sua liderança, uma igreja mais preocupada com a sociedade em crise em que vivemos, do que consigo mesma.

Acesse https://www.koinonia.org.br/tpdigital/editorial.asp?cod_boletim e leia o editorial na íntegra.

Leia a Tempo e Presença Digital 4

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.