Ato Público pelo Dia Internacional da Mulher

Márcia Evangelista

O Programa Saúde e Direitos de KOINONIA desenvolve desde 2008 o projeto “Prevenção do HIV/AIDS e relações de gêneros em contextos religiosos”, em parceria com o SOS Mulher e com o apoio do PEDST/Aids e PMDST/Aids de São José dos Campos, estado de São Paulo.

No ultimo dia 08 de março foi realizado na Praça Afonso Pena, centro de São José dos Campos (SP), um Ato Público pelo Dia Internacional da Mulher. O evento contou com o apoio do grupo de Adolescentes Multiplicadores e da Casa de Acolhida de São José dos Campos. Os temas trabalhados durante o evento foram: Situação da mulher frente às DSTs/AIDS, Lei Maria da Penha, uso do preservativo feminino, entre outros, e contou com a participação de 19 membros das quatro Instituições organizadoras.

O Ato possibilitou a abordagem de aproximadamente 3.000 pessoas e a entrega de 8.000 folhetos e cartilhas educativas. Também foi uma boa oportunidade para a promoção e o fortalecimento das parcerias entre as quatro instituições que organizaram o evento.

A novidade desse ano foi o destaque dado à vulnerabilidade das mulheres em contrair o vírus da Aids, por consequência de relações de gênero violentas e opressoras. Com este olhar, o material distribuído foi de informações quanto à contaminação e de prevenção do HIV/AIDS, além da abordagem sobre a Lei Maria da Penha.

 

Com informações de Ester Lisboa, Assessora do Programa Saúde e Direitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.