Ato Público no Submédio São Francisco

Manoela Vianna

O Pólo Sindical dos Trabalhadores Rurais do Submédio São Francisco (PE/BA) promoverá, com apoio de Koinonia, um Ato Público em Jatobá (PE) no dia 14 de Setembro, a partir de 9h. Os moradores pretendem que a partir das melhorias obtidas com esses projetos alcançar um desenvolvimento sustentável na região.

As reivindicações dos trabalhadores do Pólo Sindical são históricas, pois começaram em 1986 quando eles foram obrigados a se deslocarem para agrovilas, já que a área que ocupavam foi inundada com a inundação do Lago de Itaparica. A partir daí, o Estado prometeu as mesmas condições de vida que a população da região tinha antes do despejo. Mas os projetos de melhorias da região nunca foram concluídos.

Segundo representantes do Pólo, no início do governo Lula foi firmado um compromisso com a população de que as reivindicações seriam atendidas e os direitos de todos respeitados. Entretanto com dois anos e meio de mandato, de acordo com os moradores da região, quase nenhuma modificação efetiva foi realizada.

Como resposta à situação, o Pólo Sindical dos Trabalhadores Rurais do Submédio São Francisco (PE/BA) resolveu organizar um Ato Público para pressionar o governo e enviou uma carta a Koinonia esclarecendo as razões da mobilização e solicitando apoio.

 

Leia a carta na integra e participe do ato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.