Apresentação da pesquisa do TRD

Manoela Vianna

De 15 a 22 de maio os resultados da Pesquisa sobre Efeitos das Ações Juvenis para a Superação da Violência no Submédio São Francisco foram apresentados por dois jovens da região, Vânia Tatiane da Silva Santos e Jocivaldo Cruz de Sá.

A pesquisa foi realizada por KOINONIA e pelo Pólo Sindical dos Trabalhadores Rurais do Submédio São Francisco com financiamento da Cese (Coordenadora Ecumênica de Serviço). Vânia e Jocivaldo fizeram parte do grupo de pesquisadores que realizaram as entrevistas da pesquisa. Hoje Vânia é estudante de pedagogia e participa do coletivo de jovens do Pólo Sindical e representa o município de Jatobá (PE) e Jocivaldo é conselheiro tutelar de Rodelas (BA) e tesoureiro do Partido dos Trabalhadores, em seu município.

Os jovens apresentaram a pesquisa em KOINONIA; no Observatório de Juventude da Universidade Federal Fluminense, e para uma turma de Engenharia Agrícola da mesma universidade; em uma turma de Filosofia da Estácio; e nas organizações não governamentais: Observatório de Favelas, para os jovens atendidos pelo Projeto Rotas de Fuga e no PROFEC (Programa de Formação Educação e Comunitária).

No sábado, dia 19 visitaram a comunidade quilombola de Alto da Serra, localizada em Lídice (RJ). O encontro foi uma ação interprogramática de KOINONIA já que Alto da Serra é uma das comunidades atendidas pelo Programa Egbé Territórios Negros. Jocivaldo e Vânia Tatiane, além de apresentarem a pesquisa, trocaram muitas informações com os quilombolas sobre cultivo da terra e violência entre outros assuntos.

Em KOINONIA os jovens apresentaram os resultados da pesquisa para todos os funcionários, colaboradores e assessores da casa. Durante a apresentação, eles destacaram a relevância de mostrar os resultados da pesquisas para diversos públicos no Rio de Janeiro: “Agradecemos a oportunidade, pois nos ajuda a fazermos os direitos humanos acontecerem”, afirmou Vânia Tatiane. A apresentação foi encerrada com o agradecimento de KOINONIA pela presença dos jovens e pelo trabalho que eles vêm realizando em sua região: “É muito importante saber que têm jovens com vontade de afirmar seus direitos e de mudar”, afirmou Rafael Soares de Oliveira, secretário executivo de KOINONIA.

Para mais informações sobre a Pesquisa sobre Efeitos das Ações Juvenis para a Superação da Violência no Submédio São Francisco leia as notícias:

Resultados da pesquisa do TRD
Concluída pesquisa com juventude sertaneja

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.