Alagoas sedia o X Ígbà-Seminário Afro-Internacional

Carolina Maciel

Alagoas sedia nos dias 19, 21 e 23 de março o X Ígbà-Seminário Afro-Internacional: Im/Ex-pressão Afrodescendente nas Américas.

O X Ígbà-Seminário Afro-Internacional, uma iniciativa continuada do Projeto Raízes de Áfricas, AL reunirá personalidades nacionais e internacionais e tem como objetivo estabelecer um diálogo de ideias, a partir das impressões e expressões, de países das Américas, sobre a capilaridade das políticas de direitos humanos.

O apoio institucional do governo federal e governo do estado de Alagoas ressignifica o papel do estado, como principal condutor político para garantir e executar essas práticas. Parceiros importantes como a Fundação Cultural Palmares, Secretaria de Promoção das Políticas para Promoção da Igualdade Racial,Ministério de Educação, através da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão, Federação das Indústrias do Estado de Alagoas, Secretaria de Estado da Mulher da Cidadania e dos Direitos Humanos, dentre outros contribuem como atores institucionais para a construção de possibilidades para interpretar e afirmar os direitos civis e sociais das diversidades de grupos étnicos, enfatizando as populações afrodescendentes e sob a ótica de gênero.

Com uma programação eclética, o Seminário de Conversas Afro-Internacionais, parte integrante das celebrações do Mês da Mulher , ação organizada pela Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos,ocorrerá em dias alternados. O dia 19 de março marca a sexta edição do Festival Alagoano das Palavras Pretas :Asè à Mulher Negra!, a palavra-poesia presta um tributo às mulheres negras no mês da mulher. Dia 21 de março, em celebração ao Dia Internacional contra a Discriminação Racial acontece o X Ígbà-Seminário de Conversas Afro-Internacionais: “Im/Ex-pressão Afrodescendente nas Américas”, na ocasião do Seminário faremos a apresentação do nome de Abdias Nascimento para o Livro de Aço dos Heróis Nacionais e lançamento do Troféu Nacional Erí-okan- Uma homenagem a Abdias Nascimento, e finalizando no 23 de março teremos o Orikì a Abdias Nascimento.

Ainda na programação do X Ígbà-Seminário Afro-Internacional: Im/Ex-pressão Afrodescendente nas Américas reuniremos representações da Comissão Nacional do Movimento Social Negro (deliberada no Ígbà Ábídí ; I Seminário Afro-Brasileiro: Celebração à Vida e Obra de Abdias Nascimento, realizado em 12 de novembro de 2011, organizado e coordenado pelo Projeto Raízes de Áfricas ), os apoios institucionais e outras organizações convidadas para a discussão do projeto 12 e 13 de novembro, dias de Celebrar a Vida e Obra de Abdias Nascimento, em Alagoas. Atentamos que a partir dessa edição, o Ìgbà terá taxa de inscrição, ao preço único de R$ 10.00 (dez reais) visando a complementação dos custos operacionais e financeiros necessários para a realização dos três dias do Seminário. Como um ciclo de debates aberto, o X Ígbà-Seminário Afro-Internacional: Im/Ex-pressão Afrodescendente nas Américas é aberto a todos os públicos e tem certificação de 20 horas. Não perca tempo as vagas são limitadas.

Serviço:
O Quê?
X Ígbà-Seminário Afro-Internacional: Im/Ex-pressão Afrodescendente nas Américas.
Onde/Quando?
Dia 19 de março, 18 horas: IV Festival Alagoano das Palavras Pretas Asè à Mulher Negra!/Teatro da Galeria do SESI/Pajuçara.
Dia 21 de março, das 08 às 18 horas: X Ígbà- Seminário de Conversas Afro-Internacionais: “Im/Ex-pressão Afrodescendente nas Américas”, no auditório térreo da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas, Farol.
Dia: 23 de março: Orikì a Abdias Nascimento. Espaço Abdias Nascimento/Serra da Barriga
Taxa de inscrição: R$10.00 (dez reais)
Mais informações: (82)8827-3656/3231-4201 Para solicitar inscrição envie e-mail para raizesdeafricas@gmail.com
 
Vagas limitadas!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.