Aids e Religião

Manoela Mafra Vianna

O Programa Nacional de DST e Aids realiza nos dias 6 e 7 de julho, em Brasília, o Seminário Aids e Religião. Ester Almeida, coordenadora do  Saúde e Direitos, participará do evento onde serão discutidas as questões religiosas e sua relação com  a luta contra a aids.O evento será transmitido ao vivo a partir de 9h pelo site: www.aids.gov.br/mediacenter

O objetivo do seminário é entender as relações das diferentes religiões brasileiras com o  campo da saúde, tendo como foco principal o HIV-Aids. De acordo com Tânia Mara Sampaio, do Conselho das Organizações de Igrejas Cristãs (Conic), é necessário ter uma perspectiva de como a complexidade de  diversas matrizes religiosas acaba interferindo nas questões de HIV e aids, no processo de prevenção, de assistência e da adesão aos tratamentos.

Tânia Mara é expositora da conferência de abertura do seminário, no dia 6 de julho, que trata das matrizes religiosas, o imaginário social e a causalidade na abordagem do processo saúde e da doença. Ao longo do evento serão realizados diversos painéis sobre os temas: educação; promoção à saúde; prevenção e cuidado ao HIV e aids; a construção do campo de prática a partir da experiência religiosa; ethos e práxis religiosa e sua influência nas políticas públicas de DST e aids; bioética e direitos humanos.

Segundo o site do Programa Nacional de DST e AIDS do Governo Federal, além de levantar questões e oferecer linhas de orientação para a sociedade que trabalha com o tema, o seminário servirá como reunião preparatória do tema para a Conferência Mundial de Aids, que acontece em Toronto, Canadá, em agosto.

A coordenadora do Programa Saúde e Direitos de KOINONI também estará presente nessa conferência que reunirá membros da Comissão Nacional de Aids; redes da sociedade civil; organizações religiosas;  pesquisadores; coordenações estaduais e municipais; representantes dos fóruns ONG-AIDS; integrantes da Rede Nacional de Pessoas vivendo com HIV e aids; membros do Ministério da Educação e algumas Secretarias  Estaduais de Educação.

Para mais informações sobre o Seminário Aids e Religião entre em contato com  a assessoria de imprensa do Programa DST e Aids:

Telefones: (61) 3448-8100 / (61) 3448-8088

e-mail: imprensa@aids.gov.br

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.