Ação de solidariedade ACT Aliança e KOINONIA em Alagoas

Márcia Evangelista

No dia 09 de julho foi aprovada a solicitação de ACT RRF (Fundo de Resposta Rápida) feita por KOINONIA Presença Ecumênica e Serviço à ACT Aliança (da qual KOINONIA é membro) para ajuda emergencial aos desabrigados das enchentes no município de Santana do Mundaú, no estado de Alagoas. A ajuda financeira de US$ 59,996, foi disponibilizada na conta de KOINONIA no dia 14 de Julho. Para essa ação KOINONIA solicitou a parceria da Fetag/AL – Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Alagoas, com a qual já realiza alguns trabalhos na região.

A partir do trabalho de cadastramento feito pela equipe local de KOINONIA e Fetag, mais de 600 famílias foram identificadas no processo de cadastramento. Entre essas, 508 foram identificadas como as mais necessitadas (408 na área rural e 100 na área urbana). Mulheres e crianças foram igualmente beneficiadas na distribuição.

A entrega de alimentos e água ocorreu entre os dias 28 e 31 de Julho.

Para o sucesso da ação foram levados em conta os seguintes aspectos: logística para a distribuição junto às famílias na zona rural e da zona urbana; reunião dos parceiros de execução com lideranças locais para a finalização do cadastramento das famílias; estratégia organizacional para a entrega, com logística para o transporte das mercadorias e a passagem por balsas para as áreas afetadas. Os parceiros na execução também se reuniram com a polícia local, que foi mobilizada para o acompanhamento do processo da entrega. Essa estratégia foi considerada necessária e foi posto em ação para evitar qualquer tipo de tumulto.

As primeiras famílias beneficiadas com a entrega foram as da zona rural. Os alimentos e água a serem entregues às famílias cadastradas na área urbana (100) foram armazenados adequadamente para que a distribuição seja feita no dia 10 de agosto. Os parceiros responsáveis pela execução decidiram fazer a entrega urbana em um dia diferente, para marcar claramente que a ação de solidariedade de ACT Aliança é uma ação da sociedade civil e assim evitar que seja confundida como uma ação governamental (órgãos governamentais faziam entrega de mantimentos na área urbana no mesmo dia da ação, 31 de julho). Ficou estabelecido que a entrega das cestas básicas e água para as famílias registradas nas áreas urbanas, será acompanhada por igrejas protestantes e pela Igreja Católica do município de Santana do Mundaú. A Fetag-AL, o sindicato de trabalhadores rurais local e KOINONIA estão responsáveis por articular esse acompanhamento.

 

Saiba mais sobre ACT Aliança: www.actalliance.org

 

Leia mais notícias sobre ACT Aliança no Brasil:

Começa a distribuição de ajuda de ACT Aliança em Alagoas

Publicado em: 29/7/2010

ACT Aliança aprova apoio emergencial às vítimas de Alagoas

Publicado em: 9/7/2010

KOINONIA participa de reunião de ACT Aliança

Publicado em: 24/6/2010

Nova identidade visual de KOINONIA com a marca ACT

Publicado em: 1/6/2010

Aliança ACT: cooperação e ecumenismo

Publicado em: 26/3/2010

Lançamento da ACT Aliança no Brasil

Publicado em: 22/3/2010

Aliança ACT: cooperação e ecumenismo

Publicado em: 26/3/2010

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.