Abassá de Ogum lidera Caminhada contra a Intolerância

Helena Costa

Mais de mil pessoas estiveram presentes à 2ª Caminhada contra a Intolerância Religiosa e pela Paz, organizada por Mãe Jaciara dos Santos, do Axé Abassá de Ogum, no dia 21 de janeiro. Esta foi a principal celebração do Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa realizada em Salvador. No trajeto entre o Largo da Sereia e a Lagoa de Abaeté os participantes caminharam divididos em alas – jovens, crianças, músicos – e animados pelo bloco afro Malê de Balê, que apresentou-se com suas bailarinas. Também marcaram presença o grupo de jovens do Candomblé, Obá Byan, que participa da Reju (Rede Ecumênica da Juventude pela promoção dos Direitos Juvenis) e o grupo de capoeira Arte Brasil, ligado ao Terreiro Viva Deus Bisneto, que apresentou-se durante o precurso.

Para Jussara Rêgo, coordenadora local do programa Egbé Territórios Negros de KOINONIA, houve um aumento expressivo de participantes em comparação ao ano passado, em particular de jovens.  Também estiveram presentes políticos e parlamentares, entre eles a vereadora Olívia Santana, autora da lei que instituiu o dia de combate na cidade de Salvador em 2004. Participaram ainda grupos espíritas, igrejas Católica, Católica Ortodoxa, Batista Nazareth e Batista Ortodoxa, Seicho No Ie, movimento rastáfari, dentre outras. Havia representantes vindos de Recife, Brasília, Rio de Janeiro, além de uma caravana organizada do Piauí..

Mãe Jaciara dos Santos mostrou-se muito feliz com o sucesso da manifestação, com a participação de integrantes de outros Terreiros – tanto de jovens quanto de Iyalorixás.

“Essa caminhada mostrou como um Terreiro de Candomblé pode organizar e sair para as ruas reivindicando seus direitos. Foi organizada dentro do Abassá de Ogum, mas conseguiu uma surpreendente mobilização, considerando ainda que se tratava de um meio de semana,” analisou Mãe Jaciara.  

Fotos de Sérge Pechine.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.