“A missão da Igreja no Estado Laico” é tema de Mutirão Ecumênico, em Florianópolis

Entre 28 e 30 de agosto, KOINONIA participou, em Florianópolis, do Sulão VIII – Mutirão Ecumênico. O evento buscou reunir e comprometer agentes com o serviço e a promoção ecumênica aprofundando a compreensão do ecumenismo na sociedade atual por meio da celebração, convivência e partilha de experiências que anime a continuidade da caminhada dentro e fora do espaço eclesial.
 
“A missão da igreja no Estado Laico” foi o tema para orientar os trabalhos do mutirão. A partir da relação entre a Igreja e o Estado, o evento trouxe a proposta de levar vida em abundância aos que padecem por falta de políticas públicas, defender a democracia participativa – ameaçada por forças do poder econômico – e colaborar com o protagonismo para exercer a cidadania. 
 
O evento contou a assessoria a cargo de Dom Leonardo Steiner, Secretário Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dr. Pedro Simon, ex-senador da República, e professor Dr. Oneide Bobsin, representante da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), mediada pela Pastora Romi Bencke, Secretária Geral do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic). Para complementar as atividades foram oferecidas oficinas com subtemas para instigar a reflexão e trabalhos que promovam a missão da Igreja no Estado.
 
E assim, construindo ecumenicamente, o encontro possibilitou a comunhão dos membros das Igrejas para refletirem e criarem ações conjuntas que colaborem com a cidadania, o fortalecimento de um Estado democrático e por uma sociedade mais justa.