Projetos e Iniciativas

Fortalecendo Laços - logo oficial

FORTALECENDO LAÇOS 
“Fortalecendo Laços: Juventude, Sexualidade e Direitos Humanos – Uma ação concreta com populações jovens vulneráveis e HIV/AIDS na cidade de São Paulo” é realizado por KOINONIA em parceria com a Secretária Municipal de Saúde de São Paulo. Assinado pelo termo de convênio Nº026/2015 – SMS – G, o projeto tem por objetivo formar 50 jovens com idade entre 15 e 30 anos, preferencialmente LGBT, frequentadores do centro de São Paulo e transforma-los em agentes de defesa de direitos sexuais e reprodutivos, de epidemias de DST/HIV/AIDS, bem como de hepatites virais. 

Logo - Comércio com identidade peq

COMÉRCIO COM IDENTIDADE: MULHERES NEGRAS QUILOMBOLAS DO BAIXO SUL DA BAHIA
Iniciativa de apoio ao comércio da produção de mulheres quilombolas de três comunidades da região do Baixo Sul da Bahia, para fortalecer e ampliar redes femininas e mistas de economia solidária e comércio justo. O projeto investe no amplo reconhecimento da identidade quilombola e das desigualdades de gênero com um duplo objetivo: consolidar o sentido dessas redes femininas locais como meio de redução das desigualdades de gênero, aumentando a presença das mulheres no comércio; e estimular a participação política delas a partir do debate de suas especificidades identitárias e demandas políticas.

Logo TranscidadaniaTRANSCIDADANIA
Fruto de Parceria com a prefeitura de São Paulo, a iniciativa visa contribuir para que a população transgênero faça parte da experiência cidadã, oferecendo oportunidades de escolarização, profissionalização, colocação no mercado de trabalho e formação sobre seus direitos.

koinonia_sem-tituloATLAS OBSERVATÓRIO QUILOMBOLA
O Atlas Observatório Quilombola é um dos resultados do projeto “Apoio ao fortalecimento político e protagonismo das Comunidades Quilombolas do Rio de Janeiro”, promovido por KOINONIA, com a parceria da Associação das Comunidades Remanescentes de Quilombos do Estado do Rio de Janeiro (Acquilerj) e o apoio da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir). 


OQ

Espaço interativo, interdisciplinar, dedicado à coleta, organização e análise de informações relativas às comunidades negras rurais e quilombolas, em seus contextos locais e regionais, assim como às políticas pertinentes.

br_logo_protecaopaz

Ação global do UNICEF para mobilizar organizações seculares e religiosas, unindo a fé e os esforços de todos e todas. O objetivo é unir forças para garantir a sobrevivência, desenvolvimento, proteção e bem-estar de meninas e meninos por meio de ações de prevenção da violência e da promoção do registro civil de nascimento. No Brasil, KOINONIA participa e promove a ação.

O AM~1CAMPANHA “O AMOR LANÇA FORA TODO O MEDO”
Realizada por religiosas e religiosos de diferentes tradições, a campanha tem como objetivo principal enfrentar todas as formas de intolerâncias, promovendo a defesa dos direitos humanos e a redução da discriminação

MEMÓRIAS ECUMÊNICAS PROTESTANTES NO BRASIL
O projeto tem como objetivos registrar, organizar e tornar pública a memória da participação protestante na luta pela democracia durante o período da Ditadura Civil-Militar, por meio da disponibilização de um Acervo Digital Multimídia.

Rede ReligiosaREDE RELIGIOSA DE PROTEÇÃO À MULHER VÍTIMA DE VIOLÊNCIA
Forma lideranças religiosas em relações de gênero, promovendo incidência nas políticas públicas; bem como transformar as comunidades religiosas em espaços de apoio, acolhimento e prevenção da violência contra a mulher.

Agentes de Promoção da Vida 2 (1)JOVENS AGENTES DE PROMOÇÃO DA VIDA
A iniciativa forma jovens, preferencialmente LGBT, em direitos humanos, sexuais e reprodutivos, e prevenção em HIV/Aids.

Aids e igrejasAIDS E IGREJAS
Atua junto a lideranças religiosas de diferentes tradições, promovendo a formação sobre prevenção de HIV/Aids.

Logo Axé com ArteAXÉ COM ARTE
O projeto constrói com jovens e outros integrantes de terreiros de Salvador – BA, condições para o desenvolvimento da produção artístico-cultural local, de forma a ampliar o acesso destes sujeitos a outros direitos, oportunidades de trabalho e geração de renda.

QuilomboMULHER QUILOMBOLA PROTAGONISTA E CONSTRUÇÃO DE CAPACIDADES FINANCEIRAS (QUILOMBOLA WOMEN PROTAGONISTS AND FINANCIAL CAPACITY BUILDING)
Criação conjunta de metodologias de gestão financeira e de pequenos projetos, com mulheres de 10 diferentes comunidades quilombolas da região do Baixo Sul da Bahia. Paralelamente, a iniciativa oferece formação sobre direitos da mulher e apoia a articulação de um grupo para incidência política local sobre a temática.

Apoio ao fortalecimento políticoAPOIO AO FORTALECIMENTO POLÍTICO E PROTAGONISMO DAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS
Atua no fortalecimento institucional de comunidades quilombolas para que estas desenvolvam ações de controle social, que, ao mesmo tempo, reforcem seu protagonismo nos processos decisórios e suas identidades étnico-raciais, culturais e políticas.

Mãe rosa e filhasASSESSORIA JURÍDICA
No sentido de assegurar os Direitos Humanos, Sociais, Culturais e Ambientais (Dhesca) das comunidades tradicionais, o programa Egbé tem uma linha de assessoria jurídica, que atua diretamente em casos de regularização fundiária e titulação, intolerância religiosa e racismo, ou descumprimento da lei em prejuízo dos direitos dos povos e comunidades negras tradicionais.

FORMAÇÃOFORMAÇÃO
Formação em direitos civis, políticos, econômicos, sociais, culturais, ambientais e territoriais para as comunidades, em especial para seus jovens e mulheres

PORTAL ECUMÊNICOLogo Portal Ecumênica
Alimentado e por instituições do movimento ecumênico – entre elas KOINONIA – o portal trata de diferentes temas e acontecimentos, a partir da perspectiva do ecumenismo.  Abordando a realidade latino-americana e caribenha, o portal difunde informações e funciona também como ferramenta instituições de pesquisa, organizações ecumênicas, centros de informação e documentação, bibliotecas, membros de igrejas, estudantes e comunidades de base religiosa.

DROGAS E VIOLÊNCIA NO CAMPO
Conjuga produção de conhecimento e incidência sobre a política de drogas do Estado brasileiro, com o objetivo de ultrapassar o paradigma proibicionista. A iniciativa se concentra em pesquisas e difusão de informações e conhecimentos sobre o tema, sobretudo, entre as comunidades rurais diretamente impactadas.

Agentes culturaisFORMAÇÃO DE AGENTES CULTURAIS
Investe no potencial dos jovens para movimentar a produção cultural nas cidades de Paulo Afonso, Delmiro Gouveia e Salvador, todas na Bahia. Seu objetivo é, por meio das iniciativas criadas pelos próprios jovens, contribuir para a superação do racismo ambiental e da intolerância religiosa.

Ato ABI - 21 de Janeiro de 2015AÇÕES DE INCIDÊNCIA PÚBLICA
KOINONIA atua nacional e internacionalmente, articulando-se com outras instituições e movimentos, a fim de produzir mudanças políticas e sociais que se traduzam na garantia e expansão dos direitos de grupos histórica e culturalmente vulneráveis