TEMÁTICO • Direitos das Comunidades Negras Tradicionais

Intercâmbio entre terreiros de Salvador (BA) e quilombolas da região do Baixo Sul da Bahia
Intercâmbio entre terreiros de Salvador (BA) e quilombolas da região do Baixo Sul da Bahia

O racismo se expressa historicamente em discriminações baseadas nas características físicas de determinados grupos, mas também na desvalorização e perseguição de suas práticas culturais. Este eixo temático tem como objetivo criar e implementar, junto com as comunidades, estratégias em varias frentes visando superar tanto o racismo quanto a intolerância religiosa. 

Para isso têm sido desenvolvidos projetos e atividades de fortalecimento político dos terreiros de candomblé e comunidades negras rurais, consistindo em formações a respeito de políticas e leis que lhes concernem; estímulo de intercâmbios de conhecimentos e experiências; produção conjunta de informação e análises; ações de inclusão produtiva; e promoção dos direitos das juventudes. Estas e outras iniciativas de KOINONIA são todas orientadas pelo eixo transversal “Ecumenismo, Superação da Intolerância Religiosa e Justiça de Gênero”, que visa promover necessária e simultaneamente o anti-racismo, o ecumenismo, a liberdade religiosa e a igualdade de gênero.

Destacam-se, nesse sentido, ações de empoderamento feminino em comunidades de terreiro e quilombolas, visando construir soluções que articulem os desafios dos contextos locais e regionais às condições institucionais mais gerais, principalmente, para o enfrentamento da violência contra as mulheres dos povos tradicionais.


PROJETOS E INICIATIVAS

Logo - Comércio com identidadeComécio com Identidade: Mulheres Negras Quilombolas do Baixo Sul da Bahia | Iniciativa de apoio ao comércio da produção de mulheres quilombolas de três comunidades da região do Baixo Sul da Bahia, para promover a igualdade de gênero e fortalecer e ampliar redes femininas e mistas de economia solidária e comércio justo. 

top_logoObservatório Quilombola | Espaço interativo, interdisciplinar, dedicado à coleta, organização e análise de informações relativas às comunidades negras rurais e quilombolas, em seus contextos locais e regionais, assim como às políticas pertinentes.


Apoio ao fortalecimento políticoApoio ao fortalecimento político e protagonismo das comunidades quilombolas | Atua no fortalecimento institucional de comunidades quilombolas para que estas desenvolvam ações de controle social, que, ao mesmo tempo, reforcem seu protagonismo nos processos decisórios e suas identidades étnico-raciais, culturais e políticas.

koinonia_sem-tituloAtlas Observatório Quilombola | O Atlas Observatório Quilombola é um dos resultados do projeto “Apoio ao fortalecimento político e protagonismo das Comunidades Quilombolas do Rio de Janeiro”, promovido por KOINONIA, com a parceria da Associação das Comunidades Remanescentes de Quilombos do Estado do Rio de Janeiro (Acquilerj) e o apoio da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial 

Logo Axé com ArteAxé com Arte | O projeto constrói com jovens e outros integrantes de terreiros de Salvador – BA, condições para o desenvolvimento da produção artístico-cultural local, de forma a ampliar o acesso destes sujeitos a outros direitos, oportunidades de trabalho e geração de renda.

QuilomboMulher Quilombola Protagonista e Construção de Capacidades Financeiras (Quilombola Women Protagonists and Financial Capacity Building) | Criação conjunta de metodologias de gestão financeira e de pequenos projetos, com mulheres de 10 diferentes comunidades quilombolas da região do Baixo Sul da Bahia. Paralelamente, a iniciativa oferece formação sobre direitos da mulher e apoia a articulação de um grupo para incidência política local sobre a temática.

Mãe rosa e filhasAssessoria Jurídica | No sentido de assegurar os Direitos Humanos, Sociais, Culturais e Ambientais (Dhesca) das comunidades tradicionais, o programa Egbé tem uma linha de assessoria jurídica, que atua diretamente em casos de regularização fundiária e titulação, intolerância religiosa e racismo, ou descumprimento da lei em prejuízo dos direitos dos povos e comunidades negras tradicionais.

FORMAÇÃOFormação | Formação em direitos civis, políticos, econômicos, sociais, culturais, ambientais e territoriais para as comunidades, em especial para seus jovens e mulheres