Quilombolas do Baixo Sul da Bahia participam da 14ª Feira de Saúde da Casa Branca, em Salvador

WP_20160924_09_30_57_ProParticipantes do projeto Comércio co Identidade, realizado por KOINONIA e apoiado pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) da Bahia, fizeram uma visita à mais tradicional casa de santo do estado: o Ilê Axé Nasso Oká, Terreiro da Casa Branca do Engenho Velho. O momento era especialíssimo já que além de ser o dia de sua 14ª Feira de Saúde, o terreiro também comemorava a entrega da reforma de seu centro cultural, o Vovó Conceição, como parte do Edital de Edital de Matriz Africana, também da Setre, que beneficiou o espaço.

Além de debates, o dia teve apresentações musicais, teatrais, de capoeira e sessão de contação de histórias. A participação das WP_20160924_11_58_30_Proquilombolas teve como objetivo a troca de experiências com membros da casa que também empreendem com base em elementos da cultura tradicional, como aqueles que fazem parte do Projeto Aşó Orişa – Roupas de Santo, centrado na valorização do patrimônio cultural das religiões de matriz africana.

As quilombolas expuseram e comercializaram parte da produção, que no Baixo Sul conta com uma rede feminina de economia solidária em expansão. O intercâmbio faz parte da metodologia de KOINONIA, que promove encontros entre comunidades tradicionais orientados para o aumento de suas capacidades em áreas como incidência pública, articulação e desenvolvimento de práticas produtivas.