Mulheres Quilombolas: resistir e transformar!

Foto: Ivana Flores

Em comemoração pelo Dia Internacional da Mulher foi realizado no dia 7 de março o seminário Mulheres Quilombolas: resistir e transformar! Pelo direito à vida e garantia dos territórios. Essa atividade reafirmou o compromisso na luta por justiça, equidade e promoção do empoderamento das mulheres negras.

Com a participação de 100 mulheres, o evento foi realizado em parceria KOINONIA com as comunidades quilombolas do Barroso, Jetimana/Boa Vista e o Assentamento Dandara dos Palmares. O evento também contou com a participação de Olivia Santana (PcdoB e Secretária estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte); Ana Celsa (Serviço de Assessoria a Organizações Populares Rurais-SASOP); e Marilene dos Santos Silva (Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Camamu).

 

Você pode assistir os vídeos aqui, aqui e aqui.

Este evento foi promovido pelo projeto “Comércio com identidade: mulheres negras quilombolas do Baixo Sul da Bahia”, apoiado pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Governo do Estado da Bahia – SETRE e Brot fur die Welt.

 O projeto “Comércio com identidade: mulheres negras quilombolas do Baixo Sul da Bahia” tem o objetivo de apoiar o comércio da produção de mulheres quilombolas de três comunidades do Baixo Sul da Bahia, para fortalecer e ampliar redes femininas e mistas de economia solidária. Investe no reconhecimento da identidade quilombola e das desigualdades de gênero com duplo objetivo: consolidar o sentido dessas redes como meio de redução das desigualdades de gênero, aumentando a presença das mulheres no comércio; e estimular a participação política delas a partir do debate de suas demandas políticas.