Jogo da prevenção no centro de São Paulo

Talvez não seja a tarefa mais fácil começar, de uma hora para outra, num espaço público, uma conversa sobre temas como sexualidade e prevenção. Embora sejam assuntos que devessem dizer respeito a qualquer pessoa, ainda é preciso “quebrar o gelo” para abordá-los. Em seu desejo de envolver jovens que multipliquem o trabalho de prevenção, o Reforçando Laços tem pensando em todo o tipo de estratégia para facilitar a interação em torno de questões que infelizmente ainda são consideradas ou tabus ou – no outro extremo – coisa do passado.

O Prevenidas Game é uma dessas soluções, porque propõe, a partir de uma dinâmica divertida, travar uma conversa sobre prevenção às IST’s (Infecções Sexualmente Transmissíveis), ao HIV, sobre vivenciar ou conviver com a soropositividade, redução de danos e direitos humanos.

Cerca de 90 pessoas participaram da dinâmica do Prevenidas, 24 delas – todas jovens – jogando. Após as partidas, teve bate-papo sobre sexualidade, desejos, prevenção combinada e dúvidas das/os participantes.

Nem o tempo chuvoso, em um dos dois dias, atrapalhou a interação descontraída que se criou. As ações, nos dias 6 e 13 de maio, contaram com a presença dos freqüentadores da Praça da República, sobretudo, os jovens.

Sobre o projeto
“Fortalecendo Laços: Juventude, Sexualidade e Direitos Humanos – Uma ação concreta com populações jovens vulneráveis e HIV/AIDS na cidade de São Paulo” é realizado por KOINONIA em parceria com a Secretária Municipal de Saúde de São Paulo. Assinado pelo termo de convênio Nº026/2015 – SMS – G, o projeto tem por objetivo formar 50 jovens com idade entre 15 e 30 anos, preferencialmente LGBT, frequentadores do centro de São Paulo e transforma-los em agentes de defesa de direitos sexuais e reprodutivos, de epidemias de DST/HIV/AIDS, bem como de hepatites virais.