Em São Paulo, Dia da Visibilidade Trans é comemorado com programação especial

12552661 cópiaO Dia da Visibilidade Trans é uma importante data para toda a comunidade, em especial para a população de travestis, homens e mulheres transexuais do país. O dia é um momento em que a academia, o poder público, os diversos movimentos sociais, organizações não governamentais, instituições públicas e privadas e a sociedade em geral se reúnem para dialogar de modo mais amplo e profundo sobre os novos caminhos a serem seguidos para, cada vez mais, a emancipar a cidadania desta população que ainda continua marginalizada.
 
Mesmo com as dificuldades impostas pelo fundamentalismo e o conservadorismo, avanços foram possíveis a partir de uma rede colaborativa extremamente alinhada a uma perspectiva social e de política em Direitos Humanos, Cidadania e Diversidade.
 
Para isso, a Coordenação de Políticas para LGBT (CPLGBT), da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) da Prefeitura de São Paulo, em parceria com a AIDS Healthcare Foundation (AHF Brasil), a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, KOINONIA Presença Ecumênica e Serviço, os Fóruns Paulista e Municipal de Travestis e Transexuais e líderes do movimento social Trans, junto a pesquisadores e ativistas LGBT, organiza o Seminário do Dia da Visibilidade Trans, no dia 29 de janeiro de 2015, na Sala Olido, da Galeria Olido, na Av. São João, 473 – República, das 8h30 às 19h.
 
A data será marcada por debates ligados à realidade das travestis, homens e mulheres transexuais, como Empregabilidade para travestis e transexuais; Saúde integral enfatizando: hormonioterapia, uso de silicone, acesso, prevenção do HIV/Aids; Transexualidade na vida cotidiana: desmistificando a cirurgia de readequação de sexo (CRS).
 
Na ocasião também será apresentado, de modo mais detalhado, o Programa Transcidadania. Criado pela Coordenação de Políticas para LGBT, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura de São Paulo, com parceria de KOINONIA na execução, a iniciativa é destinada a promover direitos humanos e cidadania, além de oferecer condições e trajetórias de recuperação de oportunidades de vida para travestis e transexuais em situação de vulnerabilidade social.

Confira a programação completa do Dia da Visibilidade Trans.
Saiba mais sobre o programa Transcidadania.