Direitos Humanos dando close na balada

Texto: Pierre Freitaz e equipe de KOINONIA

A proposta de trabalho do projeto Fortalecendo Laços: Juventude, Sexualidade e Direitos torna-se fundamental quando consideramos que os jovens, em especial os LGBTs, na maioria das vezes estão em situações de risco e vulnerabilidade social, sendo diretamente impactados pela epidemia do HIV/Aids.

           
A abordagem de temas que fazem parte do cotidiano da população LGBT merece cuidados especiais, pois é necessário levar em conta a integridade do jovem, reconhecendo sua forma de viver e conviver. A realização de ações para com estes jovens é mais que necessária e ocupar os espaços que eles frequentam e estão é muito valoroso. 
 
IMG_2011O projeto tem sido realizado na Boate Freedom Club, no Largo do Arouche, local onde se concentra grande parte da população LGBT da cidade de São Paulo, fato que o torna significativo pela sociabilidade e convivência destes jovens.
 
Estar em um espaço de balada é muito mais que ocupar, é mostrar para estes jovens que direitos humanos, saúde e sexualidade, mais que diálogo com a cultura, faz parte de nossas vidas e de nossa personalidade.
 
A realização do projeto Fortalecendo Laços na Boate Freedom Club é mais do que se fazer presente. É resistência, é lutar por uma cultura plural que de fato garanta diferentes espaços de sociabilidades e convivência, que os guetos possam ser construídos e desconstruídos e que os jovens internalizem que a cultura também faz parte da compreensão e da dialética dos direitos humanos e da democracia.
 
Precisamos compreender que da mesma forma que a cultura faz parte da nossa personalidade, a saúde faz parte da nossa essência. Então temos que nos informar e estarmos ligados nas diferentes formas de prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) para utilizarmos a que melhor se enquadra na nossa vida.  
A realização do projeto “Fortalecendo Laços: Juventude, Sexualidade e Direitos Humanos: uma ação concreta com populações jovens vulneráveis e HIV/AIDS na cidade de São Paulo” acontece em parceria com o Programa Municipal de DST/AIDS, da Secretaria Municipal de Saúde, através do Convênio 026/2015/SMS-G.       
KOINONIA agradece pela parceria com a Boate Freedom Club e o Restaurante Café Vermont República, espaços que têm contribuído no fortalecimento de laços com a juventude LGBT, na disseminação de informações de prevenção em HIV/AIDS.