Terreiro Torrun Gunan e KOINONIA na afirmação das mulheres da Lagoa da Paixão, Subúrbio Ferroviário de Salvador24/03/2016 |
![]()
A atividade serviu de pano de fundo para um debate sobre enfrentamento dos diferentes tipos de violência contra a mulher, a partir do dia a dia da própria comunidade. Ao mesmo tempo, o encontro aproximou ainda mais o terreiro e as moradoras do entorno, que passam a enxergar cada vez mais o espaço como lugar de acolhimento para além das questões de fé. Na oportunidade, as participantes da oficina também puderam conhecer mais sobre o trabalho de Koinonia no apoio e fortalecimento institucional e político das comunidades tradicionais.
O segundo dia foi dedicado à um vídeo-debate, no qual estiveram presentes 20 mulheres. Os filmes que estimularam o bate papo foram a animação “Minha vida de João” e “Sonho impossível”, sobre temas como a socialização masculina e a construção de papéis
![]()
O reconhecimento das situações de violência contra a mulher que não só a física, foi importante para que as participantes refletissem, inclusive pensando nas recentes transformações que vem ocorrendo na sociedade e como determinadas políticas dos última década fizeram avançar – ainda que com limitações – a justiça de gênero, produzindo um ambiente onde foram criadas certas brechas para o protagonismo fminino.
A atividade serviu ainda como forma de impulsionar o projeto Saluba, já desenvolvido pelo Torrun Gunan, em parceria com Koinonia e a Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE).
|
« Voltar |